MasterQual

Trata-se de uma carteira de cursos focados na capacitação intensiva do participante, com largo aporte de experiências reais de trabalhos realizados em outras organizações.

Toda a parte conceitual e metodológica está rigorosamente em linha com o que pregam os criadores das ferramentas.

Além de promover o compartilhamento de experiências profissionais de diversos segmentos, os cursos abertos da

Planejamento Estratégico e o Balanced Scorecard segundo Kaplan & Norton
Data a ser anunciada - Rio de Janeiro

Alinhando a Cultura Organizacional à Estratégia
Data a ser anunciada - Rio de Janeiro

 

MasterQual apresentam casos reais de organizações de destaque no cenário nacional, e são aplicados por meio de atividades práticas e dinâmicas de grupo, facilitando a fixação do aprendizado.

Conheça o conteúdo programático de cada curso aberto da MasterQual:

Trata-se de uma carteira de cursos personalizados para a realidade, necessidades e desafios da sua organização.

Todos os cursos in-company da MasterQual são construídos a partir de uma visita à sua organização para o devido entendimento do contexto com o intuito de customizar todo o conteúdo do curso, incluindo as atividades práticas e dinâmicas de grupo.

Podem ser realizados individualmente ou fazer parte de um programa de formação de médio e longo prazos.

Além de todos os temas abordados nos cursos abertos, que também podem ser ministrados de forma personalizada, mantemos uma grade de temas desenvolvidos exclusivamente para programas in-company.

 O Balanced Scorecard: definindo a estratégia

O Balanced Scorecard é uma das mais importantes metodologias de gestão da estratégia. O principal diferencial desse curso é o fato de apresentar o BSC de acordo com o que pregam os criadores desta ferramenta. Aprofunda-se tanto a fase de construção do BSC quanto a sua fase de implementação.

 Gestão de Projetos em Organizações Privadas

O curso aborda todos os temas relacionados ao gerenciamento de projetos, alinhados à estratégia da empresa e com foco na plena implementação de escopos considerando as partes envolvidas, os riscos, os recursos, os requisitos mercadológicos e as entregas desejadas.

- Introdução à Gestão de Projetos
- Modalidades de Projetos
- O Papel Gerencial
- Detalhando os Projetos
- Priorizando os Projetos
- Processos Gerais por Fases: O Modelo PMBOK
- Iniciando o Projeto
- Plano Sumário do Projeto

 Alinhando a Cultura Organizacional à Estratégia para Organizações Privadas

O curso “Alinhando a Cultura Organizacional à Estratégia para Organizações Privadas” foi desenvolvido a partir de uma forte demanda dos gestores em geral: como alinhar a cultura organizacional à estratégia e aos desafios existentes? Ou ainda, como gerenciar a cultura organizacional, este ativo intangível tão crítico para o sucesso das empresas?

Tudo isto ganha ainda mais importância se observarmos que 50% a 75%* dos programas de mudança falham devido à resistência cultural nas empresas. Em outras palavras, a maior parte das mudanças organizacionais fracassam simplesmente porque a cultura da empresa reage a elas impedindo a sua implantação.

Este novíssimo curso visa responder e tratar estas importantes questões com base na principal metodologia mundial, o Modelo de Valores Concorrentes, desenvolvido pelos professores da Michigan Business School Kim Cameron e Robert Quinn.

De forma complementar, o curso apresentará a ferramenta exclusiva desenvolvida pela MasterQual de diagnóstico da cultura organizacional. Este recurso permite não somente mapear o perfil atual da cultura da sua empresa como também projetar a cultura futura necessária para tratar devidamente os desafios organizacionais.

Por fim, o curso também aborda a metodologia do plano de alinhamento da cultura organizacional e o Escritório de Projetos para Alinhamento Cultural (EPAC), importantes ferramentas para a garantia do sucesso das mudanças organizacionais.

*Cameron & Quinn (2011

 Alinhamento dos Processos à Estratégia: O Performance Model®

Após o comprovado sucesso do Balanced Scorecard como metodologia de gestão estratégica, surge o novo passo em termos de gerenciamento: desdobrar a estratégia até o nível dos processos. No Brasil, são raras as organizações que verificam o alinhamento dos seus processos com a estratégia. Este curso aborda o processo que viabiliza esse alinhamento, estabelecendo uma ponte entre as operações e a estratégia organizacional, tornando claras as prioridades de curto, longo e médio prazo e como tratá-las de forma acadêmica e sistêmica.

 Modelo de Gestão: sistematizando a análise e acompanhamento da estratégia

Logo após a construção dos seus BSCs, as empresas se deparam com um grande desafio: como internalizar e fazer do BSC um processo contínuo? O curso aborda este desafio organizacional e, de forma clara e lúdica, mostra como fazer para tornar o BSC parte da cultura da organização, tornando-o um processo interno. Adicionalmente, detalha e simula as famosas Reuniões de Gestão da Estratégia (RGEs), integrando o BSC ao calendário estratégico anual da organização.

 O Desdobramento do Balanced Scorecard: A Construção de Mapas Estratégicos e Painéis de Desempenho desde o Nível de Unidades de Negócio e de Apoio até o Nível Individual

O Balanced Scoredcard é uma ferramenta amplamente utilizada e conhecida no mercado, para organizações que já possuem mapa estratégico resta a seguinte questão: o desdobramento da estratégia para os diversos níveis organizacionais. Este curso vai abordar a metodologia que viabiliza o desdobramento a partir do mapa estratégico.

 Comunicação da Estratégia: mobilizando a organização

A adoção do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão da estratégia constitui uma decisão importante para qualquer organização. A partir daí vem o desafio de mobilizar os diversos públicos envolvidos de forma a gerar o compromisso necessário para o alcance da visão de futuro. Este curso aborda o papel da comunicação da estratégia no âmbito dos 5 princípios de Kaplan & Norton, especialmente a estruturação e gestão do plano de comunicação. Destacam-se as dinâmicas lúdicas, que são utilizadas para facilitar o processo do aprendizado, e o estudo das melhores práticas adotadas por organizações líderes na implementação da estratégia.

 Apoio ao Processo Decisório

O dia-a-dia dos executivos e dos tomadores de decisão de qualquer nível organizacional exige, cada vez mais, um esforço contínuo de análise crítica de uma massa de dados e informações, insumos estes muitas vezes incompletos, para uma posterior tomada de decisão dentro de um período de tempo limitado. Como lidar com este conjunto de dados e informações? Como balancear intuição com metodologias e ferramentas de apoio ao processo decisório? Como maximizar o índice de acertos neste desgastante processo decisório? Estas e outras questões são tratadas neste intenso e lúdico curso, que traz o estado da arte em termos de pensamento mundial no assunto e que se utiliza de uma série de dinâmicas para efetivamente fixar o aprendizado de cada participante.

 Modelo de Gestão baseado no Balanced Scorecard para Organizações Públicas e Terceiro Setor

Após a chegada do Balanced Scorecard no Brasil, em 2000, torna-se cada vez mais claro que as organizações de modo geral fazem um bom trabalho na fase de construção de seus respectivos BSCs. Todavia, o grande desafio vem logo após esta etapa. A grande dificuldade das organizações é, uma vez formulado o seu BSC, como internalizá-lo e fazer do BSC um processo contínuo. Como o setor público vem se tornando um grande usuário do BSC, inclusive já com expressivos cases de sucesso, este curso aborda este grande desafio organizacional e, de forma clara e lúdica, mostra como fazer para tornar o BSC parte da cultura da organização, tornando-o um processo interno. Adicionalmente, este curso detalha e simula as famosas Reuniões de Gestão da Estratégia (RGEs), integrando o BSC ao calendário estratégico anual da organização.

 Indicadores de Desempenho para Organizações do Setor Público

- Visão geral e conceitos de indicadores, dados e informações
- Indicadores de desempenho: Evolução histórica
- Indicadores de desempenho institucional: características e perspectivas
- Atributos de um sistema de medição de desempenho
- Hierarquia de Indicadores (taxonomia): nível estratégico, tático e operacional
- Classificação de Indicadores: Indicadores de esforço e de resultado
- Diferenças e similaridades entre indicadores de organizações públicas e privadas
- Construção de um sistema de Medição de Desempenho
- Desdobrando os Indicadores na Organização: Do nível corporativo até o nível pessoal
- Como interpretar os resultados dos indicadores
- Como estabelecer metas a partir dos indicadores

 Gestão de Projetos em Organizações Públicas e do Terceiro Setor

O curso aborda todos os temas relacionados ao gerenciamento de projetos, alinhados à estratégia da organização e com foco na plena implementação de escopos considerando as partes envolvidas, os riscos, os recursos, os requisitos do contexto organizacional e as entregas desejadas.

- Introdução à Gestão de Projetos
- Modalidades de Projetos
- O Papel Gerencial
- Detalhando os Projetos
- Priorizando os Projetos
- Processos Gerais por Fases: O Modelo PMBOK
- Iniciando o Projeto
- Plano Sumário do Projeto.

  Alinhando a Cultura Organizacional à Estratégia para Organizações Públicas

Falar de mudança no setor público brasileiro em um passado não muito distante era algo consideravelmente raro nas organizações públicas.

Todavia, este ambiente onde quase nada se alterava com o passar do tempo vem mudando substancialmente, especialmente nos últimos 10 anos.

Cada vez mais se observam organizações públicas mais comprometidas em gerar resultados para a sociedade e para seus clientes diretos assim como organizações públicas onde o fator inovação ganhou uma importância jamais vista.

Com uma sociedade cada vez mais consciente e exigente, o setor público no Brasil se vê inserido em um caminho sem volta: a busca por mais eficiência e resultados.

Entretanto, por que é tão difícil mudar? Por que é tão desafiador promover uma cultura organizacional mais voltada para os clientes, para a geração de resultados e para a inovação?

A principal barreira reside no fato de que 50% a 75%* dos programas de mudança falham exatamente devido a um fator-chave: resistência cultural.

Assim, o novíssimo curso “Alinhando a Cultura Organizacional à Estratégia para Organizações Públicas” visa responder e tratar estes importantes desafios com base na principal metodologia mundial, o Modelo de Valores Concorrentes, desenvolvido pelos professores da Michigan Business School Kim Cameron e Robert Quinn.

De forma complementar, o curso apresentará a ferramenta exclusiva desenvolvida pela MasterQual de diagnóstico da cultura organizacional. Este recurso permite não somente mapear o perfil atual da cultura da sua organização como também projetar a cultura futura necessária para tratar devidamente os desafios organizacionais.

Por fim, o curso também aborda a metodologia do plano de alinhamento da cultura organizacional e o Escritório de Projetos para Alinhamento Cultural (EPAC), importantes ferramentas para a garantia do sucesso das mudanças organizacionais.

*Cameron & Quinn (2011)

 Desdobramento da Estratégia Corporativa até o Nível de Processos Organizacionais: Garantindo o Alinhamento dos Processos à Estratégia

Após o comprovado sucesso do Balanced Scorecard, como metodologia de gestão da estratégia, as organizações depararam-se com o próximo passo em termos de gerenciamento: o desdobramento da estratégia até o nível dos processos. Entretanto, são raras as organizações que se dão ao trabalho de verificar se, de fato, existe alinhamento entre estas 2 questões críticas. Infelizmente, nossa observação mostra que a grande maioria das organizações apresenta um considerável percentual dos seus processos não-alinhados à estratégia, o que gera sérios problemas de alocação errônea de recursos e de esforços não-convergentes. Este curso aborda a metodologia que viabiliza o vínculo e alinhamento da estratégia aos processos e como adequá-los às mudanças cada vez mais freqüentes no ambiente de negócios, preparando os gestores para a questão central da garantia do alinhamento entre as operações e a estratégia organizacional, deixando claro quais são as prioridades de curto, médio e longo prazos e como tratá-las de forma integrada e sistêmica.

 A Construção de Painéis de Contribuição de órgãos, Unidades, Secretarias, áreas e Departamentos a partir da Estratégia Corporativa

O Balanced Scorecard é uma ferramenta amplamente conhecida e utilizada no setor público e terceiro setor. Para as organizações que já possuem o seu mapa estratégico, tem-se observado cada vez mais a iniciativa dos respectivos líderes em dar o próximo passo: o desdobramento da estratégia para os diversos níveis organizacionais. Neste momento, é comum as organizações se perguntarem: como desdobrar? Via outro mapa estratégico? Via Painéis de Desempenho? Até que nível devo desdobrar? Até o nível de Áreas? Até o Nível de Equipes e Pessoas? Eeste curso aborda, de forma prática, interativa e customizada para o setor público/terceiro setor, a metodologia que viabiliza o desdobramento a partir do mapa estratégico, esclarecendo as dúvidas e questões inerentes a esta interessante e poderosa ferramenta.

 Apoio ao Processo Decisório

O dia-a-dia dos executivos e dos tomadores de decisão de qualquer nível organizacional exige, cada vez mais, um esforço contínuo de análise crítica de uma massa de dados e informações, insumos estes muitas vezes incompletos, para uma posterior tomada de decisão dentro de um período de tempo limitado. Como lidar com este conjunto de dados e informações? Como balancear intuição com metodologias e ferramentas de apoio ao processo decisório? Como maximizar o índice de acertos neste desgastante processo decisório? Estas e outras questões são tratadas neste intenso e lúdico curso, que traz o estado da arte em termos de pensamento mundial no assunto e que se utiliza de uma série de dinâmicas para efetivamente fixar o aprendizado de cada participante.

 

Todos esses cursos podem ser construídos sob medida para a sua organização. Solicite mais informações clicando AQUI.