A seguir, 10 recomendações de leitura para auxiliar você e sua organização a conhecer um pouco mais sobre os principais conceitos, abordagens e metodologias.

                       

                       

A Execução Premium - Robert S. Kaplan e David P. Norton, Editora Campus, 2008.
A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard - Robert S. Kaplan e David P. Norton. Editora Campus, 1997
Organização Orientada para a Estratégia - Robert S. Kaplan e David P. Norton. Editora Campus, 2000
Mapas Estratégicos - Convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis - Robert S. Kaplan e David P. Norton. Editora Campus, 2004
Alinhamento - Utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas - Robert S. Kaplan e David P. Norton. Editora Campus, 2006
O Futuro da Competição - Como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes - C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy. Editora Campus, 2004
Competindo pelo Futuro - Gary Hamel e C. K. Prahalad. Editora Campus, 2005
Safári de Estratégia - Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Editora Artmed - Bookman, 2000
"O que é Estratégia?" - M. E. Porter. HBR, 1996
Vantagem Competitiva - M. E. Porter. Editora Campus, 1989


Produzimos alguns vídeos para você aprofundar seus conhecimentos nas nossas principais ferramentas e metodologias
 

     

     

Caindo na Real - 9 min.
Video didático da MasterQual que apresenta os principais problemas que afetam as organizações em geral.
O Balanced Scorecard - 8 min.
Video didático da MasterQual que apresenta a famosa metodologia Balanced Scorecard, ressaltando tanto os pré-requisitos do BSC como missão e visão de futuro quanto seus componentes e a fase de implementação da metodologia.
A Construção dos Painéis de Desempenho das áreas Organizacionais - 10 min.
Vídeo técnico da MasterQual que apresenta a metodologia de construção dos painéis de desempenho das áreas organizacionais a partir do Balanced Scorecard, de forma a estruturar a gestão estratégica de cada área que compõe a organização.
O Performance Model®: Alinhando os Processos Organizacionais à Estratégia - 8 min.
Vídeo técnico da MasterQual que apresenta a nova metodologia Performance Model® que vem eliminar a preocupante lacuna existente na grande maioria das organizações brasileiras relativa à falta de alinhamento entre os processos organizacionais e a estratégia, gerando sérios problemas de alocação errônea de recursos e de esforços em geral.

 


Aqui você encontra respostas simples e diretas para as 10 questões mais comuns.
 

Qual o grau de sucesso das organizações na execução efetiva de suas estratégias?

A Revista Fortune aponta que menos de 10% das organizações conseguem sucesso na execução das suas estratégias. Isto ocorre porque todas as demais organizações falham em um ou mais dos 5 princípios de uma organização orientada à estratégia (Robert S. Kaplan e David P. Norton, 2000), a saber: Liderança, Tradução, Alinhamento, Tarefa de Todos e Processo Contínuo.

O que é o BSC?

O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que identifica as prioridades estratégicas da organização e promove a mobilização dos esforços no sentido de se alcançar os resultados estabelecidos no médio e longo prazos.

Como se dá o desenvolvimento de um típico projeto de BSC?

Um típico projeto de BSC contempla duas fases. A 1ª fase, chamada de construção (design), envolve a estruturação e validação do mapa estratégico da organização, seguido da definição de indicadores estratégicos, metas plurianuais e projetos. Tradicionalmente, esta fase dura em torno de 3 a 4 meses. Já a 2ª. fase, a implementação do BSC, envolve a definição e validação do modelo de gestão, que tem nas Reuniões de Gestão da Estratégia (RGEs) o fórum maior de análise e tomada de decisão. É comum termos uma frente de comunicação da estratégia acompanhando tanto a fase de construção quanto a de implementação.

Quais são as equipes necessárias para o desenvolvimento de um projeto de BSC? Quanto tempo, em média, dura a fase de construção (design) do BSC?

As equipes envolvidas em um projeto tradicional de BSC são:

Equipe de Líderes (organização): constitui o grupo que irá participar pontualmente do projeto e, de forma mais específica, analisar, discutir e validar os produtos propostos, como o mapa estratégico. Normalmente, este grupo é formado pelo Presidente (CEO ou líder máximo da organização) e diretores. Eventualmente, membros do conselho são envolvidos.
Equipe de Desenvolvimento (organização e consultoria): formado por profissionais tanto do cliente quanto da consultoria.
Equipe de Suporte (organização)

Quais são os principais benefícios de se ter o BSC implantado em uma organização?

Dentre os vários benefícios, os principais são:

Foco estratégico definido e comunicado para toda a organização, de forma a deixar claro as prioridades organizacionais
Maior compreensão de como cada um contribui para a estratégia como um todo, fato que normalmente aumenta o comprometimento das pessoas em relação à execução da estratégia estabelecida
Definição de um painel de gestão, que "amarra" o monitoramento da estratégia via um portfolio de indicadores.
Maior integração entre as diversas áreas da organização uma vez que as responsabilidades e papéis ficam mais claros.

Quais são os erros mais comuns cometidos em um típico projeto de BSC?

Desenvolver um projeto de BSC exige o compromisso de todos. Os erros mais comuns são:


Não obter o patrocínio e agenda dos líderes ao longo do projeto, eventualmente gerando uma desmobilização geral.
Não envolver as pessoas certas / especialistas ao longo do projeto, o que pode acarretar em produtos pouco consistentes, além de baixo comprometimento dos profissionais
Não aplicar, com o rigor necessário, as metodologias a serem utilizadas, gerando produtos pouco consistentes.
Não ter uma equipe de projeto (equipe de desenvolvimento) dedicada e capacitada nas metodologias a serem utilizadas.
Esquecer de comunicar à força de trabalho, de forma clara e eficaz, os produtos gerados, de maneira que todos possam compreender a estratégia e, principalmente, como cada um pode contribuir para a mesma.

É necessário ter processos organizacionais identificados, detalhados e formalizados para poder se iniciar um projeto de construção de Balanced Scorecard?

Não necessariamente. Vários casos e projetos já realizados demonstraram que um projeto de construção de BSC na verdade facilita o trabalho de identificação, detalhamento e formalização dos processos, uma vez que produtos gerados nesta fase (como o mapa estratégico) direcionam o foco de análise e priorização dos processos e questões mais críticas.

É possível desdobrar a estratégia organizacional até o nível de processos?

Sim. Existem metodologias que permitem este importante desdobramento da estratégia, integrando o nível operacional ao estratégico. Uma forma bastante eficaz é o desdobramento via fatores críticos de sucesso (FCSs).

Quais são as ferramentas de gestão, utilizadas atualmente no Brasil, que mais se destacam em termos de satisfação geral pelos usuários?

Planejamento Estratégico: 4,04
Benchmarking: 3.96
Remuneração por Desempenho: 3.90
Balanced Scorecard: 3.88

Escala de 1 a 5, sendo 1 extremamente insatisfeito

Fonte: "Management Tools & Techniques," Bain & Company.

O que é Gestão da Mudança?

Existem várias definições sobre o que é gestão da mudança. Uma das definições mais aceitas é a de que gestão da mudança é o conjunto de esforços e atividades que visa influenciar as pessoas de forma a aumentar a probabilidade de sucesso de uma alteração planejada no status quo, como por exemplo, a introdução de novas tecnologias, reestruturação organizacional etc"