A seguir, 10 recomendações de leitura para auxiliar você e sua organização a conhecer um pouco mais sobre os principais conceitos, abordagens e metodologias.
Produzimos alguns vídeos para você aprofundar seus conhecimentos nas nossas principais ferramentas e metodologias
Aqui você encontra respostas simples e diretas para as 10 questões mais comuns.
Qual o grau de sucesso das organizações na execução efetiva de suas estratégias?
A Revista Fortune aponta que menos de 10% das organizações conseguem sucesso na execução das suas estratégias. Isto ocorre porque todas as demais organizações falham em um ou mais dos 5 princípios de uma organização orientada à estratégia (Robert S. Kaplan e David P. Norton, 2000), a saber: Liderança, Tradução, Alinhamento, Tarefa de Todos e Processo Contínuo.
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que identifica as prioridades estratégicas da organização e promove a mobilização dos esforços no sentido de se alcançar os resultados estabelecidos no médio e longo prazos.
Como se dá o desenvolvimento de um típico projeto de BSC?
Um típico projeto de BSC contempla duas fases. A 1ª fase, chamada de construção (design), envolve a estruturação e validação do mapa estratégico da organização, seguido da definição de indicadores estratégicos, metas plurianuais e projetos. Tradicionalmente, esta fase dura em torno de 3 a 4 meses. Já a 2ª. fase, a implementação do BSC, envolve a definição e validação do modelo de gestão, que tem nas Reuniões de Gestão da Estratégia (RGEs) o fórum maior de análise e tomada de decisão. É comum termos uma frente de comunicação da estratégia acompanhando tanto a fase de construção quanto a de implementação.
As equipes envolvidas em um projeto tradicional de BSC são:
Equipe de Líderes (organização): constitui o grupo que irá participar pontualmente do projeto e, de forma mais específica, analisar, discutir e validar os produtos propostos, como o mapa estratégico. Normalmente, este grupo é formado pelo Presidente (CEO ou líder máximo da organização) e diretores. Eventualmente, membros do conselho são envolvidos.
Equipe de Desenvolvimento (organização e consultoria): formado por profissionais tanto do cliente quanto da consultoria.
Equipe de Suporte (organização)
Quais são os principais benefícios de se ter o BSC implantado em uma organização?
Dentre os vários benefícios, os principais são:
Foco estratégico definido e comunicado para toda a organização, de forma a deixar claro as prioridades organizacionais
Maior compreensão de como cada um contribui para a estratégia como um todo, fato que normalmente aumenta o comprometimento das pessoas em relação à execução da estratégia estabelecida
Definição de um painel de gestão, que "amarra" o monitoramento da estratégia via um portfolio de indicadores.
Maior integração entre as diversas áreas da organização uma vez que as responsabilidades e papéis ficam mais claros.
Quais são os erros mais comuns cometidos em um típico projeto de BSC?
Desenvolver um projeto de BSC exige o compromisso de todos. Os erros mais comuns são:
Não necessariamente. Vários casos e projetos já realizados demonstraram que um projeto de construção de BSC na verdade facilita o trabalho de identificação, detalhamento e formalização dos processos, uma vez que produtos gerados nesta fase (como o mapa estratégico) direcionam o foco de análise e priorização dos processos e questões mais críticas.
É possível desdobrar a estratégia organizacional até o nível de processos?
Sim. Existem metodologias que permitem este importante desdobramento da estratégia, integrando o nível operacional ao estratégico. Uma forma bastante eficaz é o desdobramento via fatores críticos de sucesso (FCSs).
Planejamento Estratégico: 4,04
Benchmarking: 3.96
Remuneração por Desempenho: 3.90
Balanced Scorecard: 3.88
Escala de 1 a 5, sendo 1 extremamente insatisfeito
Fonte: "Management Tools & Techniques," Bain & Company.
Existem várias definições sobre o que é gestão da mudança. Uma das definições mais aceitas é a de que gestão da mudança é o conjunto de esforços e atividades que visa influenciar as pessoas de forma a aumentar a probabilidade de sucesso de uma alteração planejada no status quo, como por exemplo, a introdução de novas tecnologias, reestruturação organizacional etc"